Diodos
Permitem com que a corrente flua somente por uma direção. Apresentam dois terminais chamados de cátodo e ânodo, onde o ânodo é o lado positivo e o cátodo o lado negativo.

Os diodos possuem alguns parâmetros importantes, Forward voltage, Forward current, corrente maxima, tensao maxima reversa. Esses parâmetros costumam ser principalmente modificados pelos os tipos de diodo.
O primeiro parâmetro forward voltage é a tensão que se terá entre os terminais do diodo quando ele estiver conduzindo enquanto o segundo parâmetro forward current é a corrente mínima para que o diodo conduza.
O terceiro parâmetro é bem auto explicativo e indica a corrente máxima a qual o diodo consegue conduzir antes de falhar. O quarto parâmetro também é auto explicativo e indica a tensão máxima que pode ser aplicada entre o catodo e anodo do diodo antes que ele falhe e comece a conduzir.
Existem múltiplos tipos de diodos porém os principais são: schottky, zener, LED e o diodo comum.
Diodo schottky
Funciona da mesma maneira que um diodo normal porém possui uma tensão de queda menor, maior velocidade para desligar ou ligar ao haver uma mudança de tensão. Ele é comumente utilizado em circuitos de potência.
Diodo zener
O funcionamento dele é parecido com o diodo normal porém a sua tensão reversa é bem mais baixa e ele consegue conduzir nesse modo tranquilamente enquanto o diodo comum não consegue. Comumente utilizado para referências de tensão ou em circuitos que regulam a tensão.
LED
Funciona da mesma maneira que um diodo comum, porém emite luz ao conduzir.
Diodo comum
Conduz somente do anodo o catodo e é comumente feito de silício.
Last updated