Tensão de escoamento
Last updated
Last updated
Limite/tensão de escoamento é o nome dado quando se analisa as deformações sobre um determinado material. Porém, seu objetivo é verificar até quanto de "x" força um dado material resiste, ao "limite" elástico de deformação
Nota-se que temos sequencialmente a tensão elástica, de escoamento, tensão de ruptura e máxima tensão. Todas, com suas particularidades, devem ser compreendidas ao selecionar qualquer material para aplicação nos nossos projetos.
O gráfico nos ajuda a entender a teoria de uma forma simplificada, fazendo com que façamos a interpretação correta das informações. Agora, vamos entender o que significa cada uma destas zonas.
Zona elástica:
Praticamente a verificação mais importante feita por membros da mecânica da trinca em seus projetos. Neste intervalo, sabemos até que ponto um dado material resistirá a uma carga aplicada. Porém, o material não sofrerá alterações na qual comprometa sua funcionalidade e aplicabilidade, pelo fato do cálculo feito obedecer aos critérios preestabelecidos.
Esta zona permite que o material retorne ao seu estado normal elástico depois de sofrer uma dada deformação.
Nesta etapa, sabemos que a zona elástica permite verificar o limite/tensão máxima que um material suporta sem se deformar permanentemente. A "Lei de Hooke Aplicada a Materiais" é utilizado neste caso. Veja:
Zona plástica:
Quando o material/corpo se enquadra nesta zona, não há mais como retornar a forma estrutural anterior (normal). Neste caso, no pré-projeto já é definido o estado final do material.