Instalação, Ativação e Interface
Tutorial de instalação e ativação do software Solidworks
Last updated
Tutorial de instalação e ativação do software Solidworks
Last updated
Para a instalção ou a ativação do Solid, você deve acessar o link abaixo:
completem com seu (first name, last name email address, select “student team”)
Selecionem: Yes ( I already have a serial number)
Escolham a versão de 2022-2023
·SOLIDWORKS CAD serial number: Solicitar ao capitão de área a chave de ativação
Ao iniciar o programa, sua primeira tela será a de boas vindas. A partir dela é possível escolher tipo de documento com que se pretende trabalhar ou abrir arquivos anteriores.
O sofware nos fornecerá 3 principais documentos:
Peças, formadas a partir de um conjunto de esboços;
Montagens, formadas a partir de um conjunto de peças;
Desenhos, formados a partir de montagens e vistas, formados a partir de peças.
Peça: A peça 3D é o bloco de construção básico do software de projeto mecânico do SOLIDWORKS.
Esta seção descreve as peças e algumas formas de trabalhar com elas, incluindo:
Em um documento de peças, é possível executar diversos tipos de operações de edição de recurso.
Reconstrói o modelo com alterações.
Você pode exibir visualizações detalhadas e controlar o que deve ser exibido no PropertyManager de Visualização detalhada.
As propriedades dos recursos incluem o nome do recurso e a capacidade de ser suprimido, se ele for usado em múltiplas configurações. A supressão remove temporariamente o recurso do modelo sem excluí-lo. Isso pode ser usado para simplificar o modelo ou criar configurações de peça.
O SOLIDWORKS tem suporte para várias operações de arrastar aplicadas a recursos: reorganizar, mover e copiar.
Você pode editar recursos dinamicamente arrastando as entidades para um esboço, abrindo ou não o esboço.
Com o Instant3D, você pode copiar recursos de uma face para outra no mesmo modelo. Eles também podem ser copiados de um modelo para outro.
Você pode usar o Revisor de peça para revisar como as peças são criadas, recurso a recurso. O Revisor de peça pode ajudá-lo a aprender as práticas recomendadas na criação de vários tipos de peças.
É possível aplicar propriedades ópticas e de cor à peça inteira ou às faces, aos recursos (incluindo superfícies ou curvas) ou aos corpos selecionados. Também é possível modificar a cor pela manipulação da aparência sombreada do modelo.
Use o PropertyManager de Aparências para aplicar cores, aparências do material e transparências aos componentes de peças e montagens. Para aplicar cores a esboços ou curvas, use PropertyManager de Cor de esboço/curva.
Você pode criar Tabelas Bloco de Título em peças e montagens, vinculando as informações da tabela a propriedades específicas da configuração.
Montagem: É possível construir montagens complexas consistindo de vários componentes, que podem ser peças ou outras montagens, chamadas de submontagens. Na maioria das operações, estes dois tipos de componente se comportam da mesma maneira. Adicionar um componente a uma montagem cria um vínculo entre a montagem e o componente. Quando o SOLIDWORKS abre a montagem, localiza o arquivo do componente para exibí-lo na montagem. As alterações no componente são automaticamente refletidas na montagem.
Os posicionamentos criam relacionamentos geométricos entre os componentes das montagens. Quando adiciona posicionamentos, você define as direções permitidas para o movimento linear ou rotacional dos componentes. Você pode mover um componente dentro de seus graus de liberdade, visualizando o comportamento da montagem.
3.Desenho:
Você pode gerar desenhos no SOLIDWORKS da mesma maneira como nos sistemas CAD 2D.
Entretanto, criar modelos 3D e gerar desenhos a partir deles tem muitas vantagens; por exemplo:
Projetar modelos é mais rápido do que desenhar linhas.
O SOLIDWORKS cria desenhos a partir de modelos, portanto o processo é eficiente.
Você pode revisar os modelos em 3D e verificar se a geometria está correta e se há problemas de projeto antes de gerar os desenhos, portanto é mais provável que eles não contenham erros.
Você pode inserir automaticamente no desenho dimensões e anotações a partir dos esboços e recursos do modelo, portanto não precisa criá-los manualmente no próprio desenho.
Os parâmetros e relações dos modelos são mantidos nos desenhos, portanto eles refletem a intenção do projeto do modelo.
Alterações nos modelos ou desenhos são refletidas nos documentos relacionados, portanto é mais fácil fazer alterações e os desenhos são mais exatos.
A árvore de projeto do FeatureManager do flyout permite exibir a Árvore de projeto do FeatureManager e o PropertyManager ao mesmo tempo.
Algumas vezes é mais fácil selecionar itens na árvore de projetos flyout do FeatureManager do que na área de gráficos. Além disso, é possível ocultar, alterar a transparência, ir para ou aplicar zoom aos itens selecionados. Você não pode suprimir itens nem reverter a construção.
A árvore de projeto flyout do FeatureManager é exibida automaticamente quando um PropertyManager está ativo. Para expandi-la, siga um destes procedimentos:
Clique no nome do item de nível superior na árvore de projeto flyout do FeatureManager
Pressione C
Se Usar flyout do FeatureManager em peças/montagens estiver marcado em Ferramentas > Opções > Opções do sistema > FeatureManager, a árvore de projeto flyout do FeatureManager ficará transparente para que você possa ver o modelo por baixo dela.
Há barras de ferramentas disponíveis para a maioria das ferramentas do SOLIDWORKS e também para os produtos suplementares.
Barras de ferramentas nomeadas ajudam a realizar tarefas específicas do projeto, assim como aplicar superfícies ou desenhar curvas.
Como o CommandManager contém as ferramentas usadas com mais frequência no documento selecionado, as barras de ferramentas estão desativadas por padrão.
Você pode exibir:
Barras de ferramentas do SOLIDWORKS
Barras de ferramentas dos aplicativos suplementares
Além disso, as seguintes barras de ferramentas especiais ajudam a trabalhar de forma mais produtiva:
Ferramentas da barra transparente Exibir
Barra de ferramentas Contexto
Barras de ferramentas de atalho
É possível personalizar:
A visibilidade e posição das barras de ferramentas em documentos de peça, montagem e desenho.
Visibilidade de barras de ferramentas de contexto.
Os botões de ferramentas nas barras de ferramentas.
Clique em ao lado do nome do documento na árvore de projeto flyout do FeatureManager.