Parafusos

Elemento de fixação não permanente projetado para unir componentes, podendo ser removido quando necessário

1. Roscas do parafuso

A rosca é um conjunto de filetes em torno de uma superfície cilíndrica. Serve como elemento de encaixe entre dois componentes, como o parafuso e uma porca.

Pode ser tipo máquina ou espaçada.

1.1 Rosca tipo máquina

Os parafusos tipo máquina têm uma rosca contínua e uniforme ao longo de todo o comprimento do parafuso, sendo mais próxima uma da outra.

São projetados para fixar peças juntas com segurança, proporcionando uma conexão firme. Eles são frequentemente usados em aplicações onde é necessária resistência à tração e compressão.

Figura 1: Parafuso tipo máquina (rosca métrica)

1.2 Rosca de passo largo

Os parafusos de passo largo têm uma rosca mais espaçada em comparação com os parafusos tipo máquina, sendo mais distantes uma da outra.

Permitem uma montagem mais rápida, mas podem não oferecer a mesma resistência que os parafusos tipo máquina.

Figura 2: Parafuso de passo largo (auto atarraxante)

2. Encaixe da ferramenta

Se refere a características específicas que facilitam a instalação, remoção ou ajuste dos parafusos.

Quando um parafuso é espanado, isso significa que a forma ou o rasgo da cabeça do parafuso estão danificados de tal forma que as ferramentas, como chaves de fenda, chaves Allen, ou chaves Torx, não conseguem mais se encaixar adequadamente para girar o parafuso.

Os rasgos para encaixe de ferramenta mais comuns são:

2.1 "Allen" (Hexagonal)

Este tipo de rasgo é uma forma de hexágono na cabeça do parafuso, requerendo uma chave hexagonal para apertar ou soltar o mesmo.

Permite aplicar mais torque ao parafuso, já que a chave e o rasgo têm maior área de contato. Assim, o rasgo que permite "espanar" o parafuso com maior facilidade.

Figura 3: Parafuso de rasgo "Allen"

2.2 Fenda (Slot)

Este tipo apresenta uma fenda linear na cabeça do parafuso, que pode ser usada com uma chave de fenda plana para apertar ou soltar o mesmo.

Permite aplicar menos torque ao parafuso, já que a chave e o rasgo têm menor área de contato. Assim, o rasgo que permite "espanar" o parafuso com menor facilidade.

Figura 4: Parafuso de rasgo "Fenda"

2.3 "Philips" (Fenda Cruzada)

Este tipo apresenta uma fenda cruzada na cabeça do parafuso, que pode ser usada com uma chave "Philips" para apertar ou soltar o mesmo.

Permite aplicar mais torque ao parafuso, já que a chave e o rasgo têm maior área de contato. Assim, o rasgo que permite "espanar" o parafuso com maior facilidade.

Figura 5: Parafuso de rasgo "Philips"

2.4 Estrela (Torx)

Este tipo tem um padrão de estrela na cabeça do parafuso, sendo usado com uma chave Torx correspondente para apertar ou soltar o mesmo.

Permite aplicar mais torque ao parafuso, já que a chave e o rasgo têm maior área de contato. Assim, é o rasgo que permite "espanar" o parafuso com maior facilidade.

Figura 6: Parafuso de rasgo Estrela

3. Formato da cabeça

Os parafusos cilíndricos, abaulados, escareados e hexagonais diferem principalmente em sua forma e no uso específico para o qual são projetados.

Sendo eles:

3.1 Parafuso escareado

Apresenta uma cabeça cônica ou côncava que se afunda na superfície da peça, sendo usado quando a cabeça do parafuso precisa ficar nivelada com a superfície ou abaixo dela, a fim de evitar projeções que possam interferir com outras partes.

Exerce menor pressão de fixação em comparação aos outros parafusos.

Figura 7: Parafuso Escareado de rasgo Estrela

- Aplicação na equipe

O parafuso escareado é utilizado para a fixação da rampa na estrutura do Muzamboy, pois a região é muito sujeita a impactos, então um parafuso rente à superfície é o ideal.

Figura 8: Muzamboy (Hobbyweight - 5,5 kg)

3.2 Parafuso abaulado

Tem uma cabeça arredondada que se projeta acima da superfície da peça em que está sendo usado, não ficando tão exposto no projeto.

Exerce maior pressão de fixação devido à maior área de contato.

Figura 9: Parafuso Abaulado de rasgo "Allen"

- Aplicação na equipe

O parafuso abaulado é utilizado para fixação do mancal da arma na estrutura do Drumsday, pois a região está sujeita a impactos e necessita de maior fixação.

Figura 10: Drumsday (Beetleweight- 1,36 kg)

3.3 Parafuso cilíndrico

Possui uma haste cilíndrica com uma cabeça plana ou ligeiramente arredondada, sendo usado quando deseja-se aplicar maior pressão de fixação na peça portanto é necessária uma área de contato maior.

A cabeça previne que o parafuso perca seu rasgo de fixação por desgaste, exercendo também mais pressão de fixação devido à maior área de contato.

Figura 11: Parafuso Cilíndrico de rasgo "Allen"

- Aplicação na equipe

O parafuso cilíndrico é utilizado para a fixação das laterais da rampa na estrutura dos Hockeys, pois a região está sujeita a impactos e necessita de maior fixação.

Figura 12: Hockey Mini (3,4 kg)

3.4 Parafuso Sextavado

Possui uma cabeça com seis lados (formato hexagonal), sendo geralmente usado em aplicações que requerem alto torque, pois a forma hexagonal oferece uma superfície de contato maior com a chave.

É utilizado quando deseja-se maior pressão de fixação na peça, já que sua cabeça permite aplicar mais força sem danificar o encaixe da ferramenta.

Figura 13: Parafuso Sextavado

- Aplicação na equipe

O parafuso sextavado é utilizado para a fixação da frontal na estrutura do Cronos, permitindo que seja aplicada força de qualquer tipo sem espana-lo e que fique menos exposto em relação a superfície.

Figura 14: Cronos (Middleweight - 54,4 kg).

Last updated