🔧
Manuais Técnicos
  • Manuais Técnicos
  • Eletrônica
    • Motores DC
      • Princípios do Eletromagnetismo
      • Diferenças na construção de motores DC elétricos
      • Escolha de Motores
      • Modelagem motor brushed
    • PCBs
      • Conceitos Básicos
        • Resistores
        • Capacitores
        • Indutores
        • Diodos
      • Conceitos Avançados
        • Reguladores
        • Comunicações Digitais
        • Simulação de Sinais
        • Tratamento de sinais
        • Filtros de sinal RC
      • Altium
        • Normas
        • Organização no esquemático
          • Net Labels (Rótulos de Rede)
          • Nomeclatura dos componentes
          • Estética e Leitura Rápida
        • Criação da PCB no Altium
          • Espaçamento entre Componentes, Trilhas e Vias
          • Encapsulamento, Gerbers e Footprints
    • Programação
      • 1. Introdução
      • 2. Comentários
      • 3. Identação
      • 4. Variáveis
      • 5. Funções
      • 6. Bibliotecas
      • 7. Pré-Processamento
      • 8. VS Code
      • 9. GitHub
    • Baterias LiPo
      • Conceitos básicos
        • Resistência interna
        • Taxa de descarga
        • Capacidade de carga
        • Tensão nominal
      • Dimensionando e escolhendo uma bateria
        • Sistema de Locomoção
          • Cálculo de torque
          • Dados dos motores
          • Corrente no sistema
          • Consumo total do sistema
          • Conclusões
          • Exemplo
        • Sistema de Arma
          • Obtendo o torque da arma
          • Correntes da arma
          • Conclusões
          • Exemplo
        • Escolha de uma bateria
          • Sistemas em Paralelo
          • Sistemas em Série
          • Escolha da Bateria
      • Utilização do carregador
        • Opção de carga
        • Opção Storage
        • Opção Balance
      • Notas para uma operação segura
      • Práticas para aumentar a vida útil da bateria
      • Como montar uma bateria Li-Po
    • Altium
      • Instalação e Ativação
      • Esquemático
      • Roteamento
    • Controle de PS4
      • Hardware
      • Software
      • Aplicações
      • Conclusão
    • Módulo Bluetooth HC-05
  • Mecânica
    • Solidworks
      • Instalação, Ativação e Interface
      • Esboço 2D
      • Recursos
      • Montagem
      • Desenho
      • Projeto com Ajustes e Tolerâncias
      • Pack & Go
    • Tratamento Térmico
    • Componentes Mecânicos
      • Parafusos
      • Prisioneiros
      • Porcas
      • Arruelas
      • Anel Elástico
      • Chavetas
      • Rolamentos
      • Correias
      • Engrenagens
      • Eixos
      • Molas Prato
    • Ajustes e Tolerâncias
    • Desenho Técnico
    • Motores
    • Dimensionamentos
    • Usinagem
      • Fresamento convencional
      • Torneamento convencional
      • Corte à água e laser
      • Fresamento e CNC
    • Soldagem
      • Soldagem TIG
    • Impressão 3D
    • Ciência dos Materiais
      • Propriedades mecânicas dos materiais
      • Ensaio de Tração
        • Elasticidade
        • Rigidez
        • Dureza
          • Rigidez x Dureza
        • Resiliência
        • Ductilidade
        • Tenacidade
          • Ductilidade x Tenacidade
        • Tensão de escoamento
        • Tensão máxima
          • Fratura
      • Classificação Dos Materiais
        • Aços
        • Alumínio
        • Polímeros
      • Tratamento Térmico
        • Têmpera com Revenimento
        • Recozimento
        • Carbonitretação
      • Conclusão
    • Pedidos de materiais e serviços
      • Pedidos de aço
      • Pedidos de fibra de carbono
  • Gestão
    • Material de Divulgação Processo Seletivo
Powered by GitBook
On this page
  • 3.1 Utilizações básicas
  • 3.1.1 Indicação de Blocos de Código:
  • 3.1.2 Facilitar a Identificação de Erros:
  • 3.1.3 Padronização:
  • 3.1.4 Estruturas de Controle:
  • 3.2 Importância:
  1. Eletrônica
  2. Programação

3. Identação

Previous2. ComentáriosNext4. Variáveis

Last updated 2 months ago

É uma técnica geralmente utilizada por pessoas que desenvolvem programas de computador, sendo aplicada em códigos-fonte. Não é obrigatório na linguagem C, porém é considerado como uma boa prática profissional pelos que atuam na área. A indentação serve para deixar o código legível, o que ajuda na identificação de erros, manutenção e permite que outras pessoas compreendam o que está escrito.

Existem diversos estilos de indentação nas mais diversas linguagens de programação, sendo que todos têm em comum o conceito de blocos de código (formados por { }) dependentes de um comando, definição ou declaração, que devem ser identificados por um aumento de nível de indentação, ou seja, coloca-se um espaçamento (normalmente feito apertando TAB ou quatro espaços) anterior ao código de cada linha e esse espaçamento vai aumentando de acordo com o bloco em que está inserido.

Em outras palavras, tudo que estiver entre chaves você desloca um espaçamento para a direita, ou seja, aperta TAB ou quatro vezes o espaço do teclado.

3.1 Utilizações básicas

3.1.1 Indicação de Blocos de Código:

Em C, blocos de código são delimitados por chaves {}. A indentação ajuda a visualizar a hierarquia dos blocos, mostrando claramente quais instruções estão dentro de outros blocos.

3.1.2 Facilitar a Identificação de Erros:

Uma indentação adequada pode facilitar a identificação de erros de lógica ou de sintaxe, como falta de chaves correspondentes ou instruções mal colocadas.

3.1.3 Padronização:

A indentação pode seguir um padrão específico, como espaços ou tabulações com um determinado número de caracteres, facilitando a consistência e a colaboração em equipe.

3.1.4 Estruturas de Controle:

3.1.4.1 If-else:

Neste exemplo, a indentação é usada para mostrar claramente que 'statement 1' e 'statement 2' estão dentro do bloco do if, enquanto 'statement 3' e 'statement 4' estão dentro do bloco do else. Isso ajuda a entender a estrutura condicional.

3.1.4.2 Loops (for, while, do-while):

Aqui, a indentação é usada para mostrar os corpos dos loops for, while e do-while. Cada instrução dentro do loop é indentada para indicar claramente que está dentro do loop.

3.1.4.3 Funções:

Na definição de função, a indentação é usada para mostrar o corpo da função. Isso ajuda a distinguir claramente onde começa e termina a função e quais instruções pertencem ao corpo da função.

3.1.4.4 Blocos de Código Aninhados:

Neste exemplo, há blocos de código aninhados. A indentação é usada para mostrar claramente a hierarquia dos blocos. O bloco interno está indentado em relação ao bloco externo, indicando que está contido dentro dele.

3.1.4.5 Declarações de Estruturas e Arrays:

Na declaração de arrays e estruturas, a indentação é usada principalmente para melhorar a legibilidade. Embora não haja blocos de código aqui, a indentação ainda é útil para organizar visualmente o código.

3.1.4.6 Switch-case:

Neste exemplo, a indentação é usada para mostrar claramente os blocos de código associados a cada case dentro da instrução switch. Isso ajuda a entender a estrutura do controle de fluxo.

3.1.4.7 Macros:

Na definição de macros, a indentação não é tão crítica quanto em outros casos, mas ainda pode ser usada para melhorar a legibilidade. A indentação aqui é opcional e pode variar dependendo da preferência do programador.

3.2 Importância:

Sem indentação, é necessário um esforço maior para descobrir onde começa e termina determinado bloco 1. Em um programa mais complexo e com mais linhas de código, a falta de indentação pode causar problemas e dificuldades para o programador 2. Em resumo, a indentação em linguagem C não é apenas uma questão de estética; é uma prática fundamental para melhorar a legibilidade, manutenção e colaboração eficaz no desenvolvimento de software. A indentação ajuda a tornar o código mais legível, facilitando a compreensão da estrutura e do fluxo do programa. Isso é especialmente útil quando se lê ou mantém código escrito por outros programadores.

Código sem indentação:

Código com indentação:

Analisando o exemplo acima, é possível perceber que o código com indentação facilita a compreensão do que o programa deve fazer. Já o não indentado é necessário maior esforço para descobrir onde começa e termina determinado bloco. Em um programa mais complexo e com mais linhas de código, a falta de indentação pode causar problemas e dificuldades para o programador.