Esboço 2D

Esboços e Recursos

Esboços

Para dar inicio a construção da peça, habilitamos o comando de esboço, clicando sobre ele na barra de ferramentas.

Barra de ferramentas de esboço antes da definição de um plano.

Ao iniciar, será necessário a escolha de um plano (ou face plana, no caso de um corpo já existente).

  • Planos são superfícies 2D que receberão todas as formas e ferramentas de esboço.

  • O plano frontal é predefinido pelo sistema, caso o usuário não determine um.

Vista isométrica dos planos frontal, superior e direito.

Pode ser interessante escolher o plano de forma a modelar a peça com a mesma orientação que será utilizada na montagem.

No exemplo abaixo temos a base de um de nossos robôs.

É possível observar que o plano superior é a que carrega maior quantidade de detalhes da peça. Assim, a orientação da peça para a montagem já estará estabelecida, graças a relação de vistas que se foi possível estabelecer.

Após definirmos o plano, todos os comandos estarão disponíveis pra uso.

Barra de ferramentas de esboço após a definição de um plano.

Comandos de esboço

ndied
Comandos numerados
  1. Linha

  • Utilizado para criar linhas no esboço.

  • Linha de construção:

  • Linha do ponto médio: Usada para referênciar o ponto médio dentro do comprimento de reta traçado.

Demonstração da ferramenta linha
  1. Circulo

Esse comando permite a modelagem de uma circunferência de duas formas:

  • Círculo: definido pelo centro e pelo raio.

  • Círculo do perímetro: define-se três pontos de tangência.

A esquerda, utilizando o eixo origem como centro e a direita com o comando de perímetro, marcando o primeiro ponto de tangência no mesmo eixo origem.
  1. Spline

  • permite a modelagem de curvas livres.

  • Além de curvas livres, esse comando pode gerar uma curva a partir de uma equação.

  1. Planos

Insere planos no esboço 3D, fora os predeterminados pelo sistema, com auxílio de referências, que podem ser definidas pelo próprio usuário de acordo a necessidade.

  1. Retângulo Apresenta 5 funções de criação de retângulos, de acordo com a necessidade do usuário para a modelagem. Basta selecionar a que melhor favorecer e arrastar até o tamanho pretendido.

    A esquerda, retângulo central e a direita, retângulo de canto, ambos utilizando o eixo origem como guia.
  2. Arco

    Apresenta 3 funções de criação de arcos:

  • Arco de ponto central: Se define o ponto central e em seguida o raio e comprimento do arco com mais dois.

  • Arco tangente:

  • Arco de três pontos: Inicialmente se define os pontos inicial e final do arco e, em seguida, o raio do mesmo.

  1. Elipse

  • Esse comando permite a modelagem de curvas cônicas, tais como a elipse, a parábola e a hipérbole.

  1. Texto

  • Permite a escrita em diversas fontes onde seu preenchimento pode ser cortado ou extrudado.

  1. Ranhura

Permite a criação de uma ranhura, reta ou em arco.

  1. Polígono

Esboça um polígono, permitindo a definição de seus parametros e tamanhos.

  1. Filete/chanfro

Cria arcos tangentes, ou chanfros, nas quinas selecionas ou na seleção de duas entidades de esboço que se cruzam.

  1. Ponto

  • Define um ponto e suas relações no esboço de acordo com o seu posicionamento.

Ferramentas de esboço

Barra de ferramentas de esboço.
  • Aparar/estender entidades Usado para cortar ou estender entidades até um ponto ou entidade.

  • Converter entidades Cria esboços a partir da seleção de entidades em uma peça extrudada.

Vídeo demonstrativo e explicativo
  • Offset de entidades

Reproduz as entidades selecionadas com uma distância específicada.

  • Offset na superficie

Cria um esboço 3D paralelo a superfície selecionada.

  • Espelhar entidades Espelha entidade em torno de um eixo de simetria definido nos comandos da própria ferramenta.

Esboço espelhado pela linha de construção
  • Padrão de esboço

Adiciona padrões lineares e circulares de esboço com as entidades selecionadas

  • Mover entidades Possui diversas ferramentas para mover entidades preservando suas características atribuídas e formas.


Dimensionamento

Atribui dimensão as entidades e define a satisfação de relações já atribuídas.

Seguir os critérios aplicados para o dimensionamento dos desenhos técnicos ajuda com a clareza e organização esboços.

Fuly Defined: neste estado existe quando há dimensões e relações suficientes no Sketch, e nada pode mover-se livremente. Este é o estado desejado.

Under Defined: neste estado não contém dimensões e relações suficientes. Conseqüentemente os componentes da geometria ainda podem ser movidos livremente. Mesmo sendo este um estado não desejado, o Sketch ainda pode ser utilizado.

Over Defined: neste estado, existem dimensões e relações demais, causando conflitos entre elas. As dimensões e relações em excesso são ressaltadas em vermelho. Este sketch não pode ser utilizado até que as relações excedentes sejam removidas.


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